quarta-feira, 21 de novembro de 2007

NOME COMUM – Til
NOME CIENTÍFICO – Ocotea foetens (Ait) Benth et Hook fil.
FAMÍLIA – Lauraceae
DISTRIBUIÇÃO E HABITAT – Espécie endémica dos arquipélagos da Madeira e Canárias. Faz parte integrante do estrato arbóreo da Laurissilva sendo a espécie dominante. Prefere os vales profundos e encostas abrigadas do interior da Ilha até aos 1500 m de altitude.
DESCRIÇÃO – Árvore que pode atingir mais de 40 m de altura. Apresenta folhas coriáceas, verde-escuras e flores pequenas de cor branco-esverdeado que surgem de Julho a Dezembro e dão origem a bagas negras envolvidas por uma cúpula característica.
ESTADO DE CONSERVAÇÃO E AMEAÇAS – Espécie comum. Ao abrigo dos estatutos impostos para a Floresta Laurissilva.
USOS – A madeira do Til apresenta três colorações: branco, alaranjado e preto. É do cerne (til preto) que se extrai a melhor madeira que é muito pesada, moderadamente dura e de textura bastante homogénea. Com esta madeira faziam-se outrora móveis, embutidos, peças de uso agrícola e doméstico, tais como lagares, amassadeiras e alguidares. A infusão das folhas ou dos frutos tem propriedades medicinais e a massa feita com as folhas e os ramos aplicados sobre a pele são utilizados em tratamentos externos.
CURIOSIDADES – Podemos encontrar o maior exemplar desta espécie na zona do Galhano (Ribeira da Janela) com 45 metros de altura e cerca de 14 m de perímetro a altura do peito.

Sem comentários: